sábado, 25 de maio de 2013

Desvendando Douglas Adams!

Para quem não sabe, hoje, dia  25 de maio, é o Dia da Toalha, uma homenagem a Douglas Adams. Por isso vou contar pra vocês um pouco de sua história e de sua obra.


Vida


Nasceu em Cambridge, Inglaterra, no dia 11 de março de 1952. O escritor e humorista era filho de Janet Adams e Christopher Douglas Adams. Passou grande parte da década de 70 viajando pela Europa como mochileiro. Se formou em 1974 em Literatura inglesa pela Universidade de Cambridge e logo após iniciou sua carreira de escritor. Em 77, em parceria com Simon Brett, inicia a produção de um programa humorístico sobre ficção-científica para a rádio BBC 4, o qual foi chamado de "O Guia dos Mochileiros das Galáxias".

Adams é descrito como ativista ambiental, ateísta radical e amante das novas tecnologias. Em 2001, quando tinha 49 anos, faleceu devido a um ataque cardíaco. 



O Guia dos Mochileiros das Galáxias


Inicialmente era um programa da rádio BBC 4 e depois foi modificado e adaptado de modo que se tornou uma saga de cinco livros. Possui um humor tipicamente inglês e dotado de ironia com o comportamento humano. A série segue as aventuras de Arthur Dent, um humano azarado; Ford Prefect, um alienígena mochileiro das galáxias e melhor amigo de Arthur; Zaphod Beeblebrox, o Presidente Galático; Marvin, o Andróide Paranóide; e Trillian, outra humana. Os livros são: 






No momento de sua morte, Douglas Adams escrevia o livro The Salmon Of Doubt, que provavelmente seria o sexto volume da saga; e também ajudava na produção da adaptação cinematográfica do primeiro livro.

Eoin Colfer continuou a saga e lançou o livro E em Outra Coisa em 2009.


Dia da Toalha


E por que o dia escolhido para homenagear Douglas Adams foi chamado Dia da Toalha? É que no Guia dos Mochileiros das Galáxias ele reservou grande espaço do livro para descrever a importância da toalha.  Caso queira ler este trecho clique aqui.


2 comentários:

  1. Oi Larissa!!

    O primeiro filme que meu atual esposo me fez ver enquanto namorávamos foi dessa série... e não gostei. #ui
    Mas quem disse que se pode comparar filme com livro né?
    Deve ser bom, pois o número de fãs é bem grande.
    Quem sabe um dia?

    Beijos

    Ana
    www.euleitora.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Eu sou muito fã dos livros, mas nunca vi o filme exatamente por causa das críticas.
      Os livros são muito bons, pra quem gosta desse tipo de leitura, né! Beijo!

      Excluir