quarta-feira, 26 de junho de 2013

Desvendando J.R.R. Tolkien!

Vamos conhecer um pouco mais sobre um dos maiores escritores de literatura épica fantástica de todos os tempos, cujas obras ultrapassam gerações!

Vida



Sir John Ronald Reuel Tolkien (03/01/1892 – 22/09/1973) foi um escritor inglês, poeta, filologista, e professor de universidade. Filho de pais ingleses, Tolkien nasceu na cidade de Bloemfontain na África do Sul, e, depois de ter perdido o seu pai, ele, juntamente com a sua mãe e o irmão, mudou-se para Inglaterra. Quando criança, Tolkien foi mordido por uma grande aranha no jardim, um acontecimento que teria mais tarde ecos em suas histórias.

Na sua residência em Edgbaston, Tolkien estava perto de uma fábrica que possuía duas torres imensas, que podem ter sido influência para as torres da série O Senhor dos Anéis. Desde a morte da mãe, o rapaz dedicou-se aos estudos demonstrando grande talento linguístico. Estudou grego, latim, línguas antigas e modernas, como o finlandês, que serviu de base para criação do idioma élfico Quenya e o galês, base para o outro idioma élfico, o Sindarin. 

Em 1908 deu início à carreira acadêmica, ingressando no Exeter College, da Universidade de Oxford. Recebeu o diploma de Doutorado Honorário em Letras da Universidade de Oxford em 1972, e, posteriormente, conseguiu seu último e mais respeitável título: o da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth, se tornando, então Sir John Ronald Reuel Tolkien.

Com 81 anos de idade, nas primeiras horas do domingo de dois de setembro de 1973, J. R. R. Tolkien morreu na Inglaterra em decorrência de uma infecção no peito.


Obra


A ideia de seu primeiro grande sucesso literário, O Hobbit, surgiu em 1928, quando Tolkien estava a examinar alguns documentos e outros papéis de alunos que pretendiam ingressar na Universidade e Tolkien contou que, ao encontrar uma das páginas totalmente em branco, escreveu nela “Num buraco no chão vivia um hobbit”, e foi a partir desse evento que lhe deu a ideia de começar a escrever o livro, dois anos depois, tendo abandonando-o pouco tempo depois. Algum tempo depois, a Reverenda Madre de Cherwell Edge teve acesso aos manuscritos de O Hobbit, que os repassou a Susan Dagnall, uma outra acadêmica de Oxford, que trabalhava para a Editora Harper Collins. Os donos da editora se disseram ficar maravilhados com aquela história, e encorajaram Tolkien a concluir o livro, que, foi publicado, finalmente, em 1937, nove anos depois do evento da página em branco.


A história de O Hobbit –que contava as aventuras da criaturazinha hobbit, Bilbo Bolseiro, que esteve numa memorável aventura na Terra Média ao lado do feiticeiro Gandalf e mais treze anões– foi tão aclamada pela crítica, que Tolkien foi logo consultado pela editora para que ele escrevesse um novo livro. Tolkien ofereceu O Silmarillion, que ele considerava a sua maior obra, mas a editora recusou, preferindo que ele desse continuidade à história que havia criado em O Hobbit. Tolkien aceitou a proposta, e deu início à sua obra mais importante, que consumiria doze anos de sua vida, desde os primeiros rabiscos até a sua conclusão, mas que o faria um dos mais importantes escritores de todos os tempos: O Senhor dos Anéis.



Além de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, Tolkien também escreveu O Silmarillion, Contos Inacabados, Os Filhos de Húrin, e outros menos conhecidos, como Sobre Histórias de Fadas, Mestre Gil de Ham e As Aventuras de Tom Bombadil, deixando um legado que impulsionou a chamada fantasia moderna.

Fonte: Info

6 comentários:

  1. Oi..
    Ele realmente é o cara. Fez grandes obras.
    Escrever Senhor dos Anéis e Hobbit não é para qualquer um.
    Os outros ainda não conhecia.
    Será que ele colocou aquela Aranha Enorme no filme, por conta disso..rs

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii voltei para dizer que tem uma meme para voce em meu blog.
    Espero que goste. Sinta-se a vontade para receber ou não ok?

    Beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Adorei o post. Eu li os livros do Senhor dos Anéis dele, mas não gostei muuuuito. Porém ele é um bom escritor, isso não posso negar.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  4. Olá, voltei para dizer que deixei um selinho em meu blog para você.
    Espero que goste.
    ótima semana...


    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ele escreveu hobbit e senhor dos aneis sinceramente nao ha mais nada a falar desse maravilhoso autor!!!
    sou uma grande fã de suas obras infelizmente só as conhece pelo cinema mas planejo ler os livros.
    linda homenagem a ele!
    seguindo:)
    bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir