terça-feira, 4 de junho de 2013

Musicalidade nas palavras

Hoje preparei um post bem diferente do habitual. Faço faculdade de jornalismo e estou me especializando em jornalismo literário. Em um dos livros em que li,  Jornalismo Literário, Felipe Pena, existe um trecho que me chamou bastante atenção. Segundo Felipe Pena, todo escritor escreve por medo da morte. "O escritor procura fugir da fugacidade da vida pelo tortuoso caminho das letras."

Quem escreve sempre acredita que irão publicar seu livro, que milhões de pessoas o irão ler e que permanecerá nas pratilheiras do tempo. Ultrapassando assim a barreira da vida.

 Pena  ressalta ainda que a música permanece por muito mais tempo na memória  do que a Literatura. Ele propõe um teste para verificar essa teoria. Quer ver? Então pense rápido:

Qual a primeira frase do seu livro preferido? Lembrou? Provavelmente não.

 Se você é um exceção ele promove mais um desafio. De memória, tente contar para si mesmo, com começo meio e fim, as histórias de seus cinco livros favoritos. Lembrando personagens, enredo e os cenários. Articulando narrativas verbais. Conseguiu?

Em seguida ele se propõe a falar de música.

Tente cantar cinco canções. Em que época tocaram na rádio? Fácil, não é? Para comprovar a tese Felipe Pena ainda dificulta um pouco mais e questiona sobre a sua vida pessoal na época em que as músicas tocaram: Namorado da época, onde trabalhava e locais que frequentava. Provavelmente você obteve lembranças desses momentos.

A explicação que ele dá para isto? "A harmonia é muito mais poderosa do que sintática.  As associações do cérebro respondem muito melhor a melodias do que a frases. É uma questão neurológica, científica."

Confesso que não consegi lembrar o início de Amor de Perdição. Em minha defesa tenho que argumentar que a primeira frase constitui todo o primeiro parágrafo, totalizando oito linhas

E vocês? Fizeram os testes? Conseguiram lembrar a primeira frase de seu livro predileto?


3 comentários:

  1. Oie Nathália =)

    Adorei o texto! Acho que é bem por ai mesmo rs... todo mundo de certa forma quer deixar sua marca no mundo.

    Eu lembro do pensamento de Goethe que vem antes do primero capitulo de O Mundo de Sofia, vale?

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  2. Que fantástico! Eu também não consegui lembrar a primeira frase do meu livro favorito, mas as músicas foram TÃO fáceis! *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Poxa que legal se especializar em jornalismo literário. Deve ser muito bacana.
    Gostei muito do seu blog :) É lindo!!
    Bjokass

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir